Acessibilidade

Esta página é dedicada à acessibilidade em nossos aeroportos. Aqui, você encontrará informações sobre como estamos trabalhando para tornar as viagens

Visão geral

As informações desta página são direcionadas aos passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) e conta com orientações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre acessibilidade nos aeroportos. Junte-se a nós na busca por viagens mais inclusivas e sem barreiras.

Solicitação de atendimento ao PNAE

Direitos do PNAE

 

O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (PNAE) conta com uma norma específica da ANAC para garantir a assistência adequada durante sua viagem aérea: a Resolução nº 280, de 11 de julho de 2013. O PNAE tem direito aos mesmos serviços que são prestados aos usuários em geral, porém em condições de atendimento prioritário, em todas as fases de sua viagem e durante a vigência do contrato de transporte aéreo, inclusive com prioridade em relação aos passageiros frequentes.

Solicitação de Atendimento ao PNAE

Caso necessite de assistência especial, é muito importante informar à empresa aérea com antecedência, para que seja possível alocar funcionários e equipamentos e, assim, providenciar um atendimento adequado. É dever do Passageiro com Necessidade de Assistência Especial informar à empresa aérea sobre suas necessidades. Essa comunicação deve ser feita:

Caso necessite de assistência especial, é muito importante informar à empresa aérea com antecedência, para que seja possível alocar funcionários e equipamentos e, assim, providenciar um atendimento adequado. É dever do Passageiro com Necessidade de Assistência Especial informar à empresa aérea sobre suas necessidades. Essa comunicação deve ser feita:

No ato da compra da passagem ou com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, caso necessite de acompanhante ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios, e a empresa solicitará o preenchimento de um formulário padrão chamado Formulário de Informações Médicas (MEDIF) fornecido pela empresa aérea;

No ato da compra da passagem ou com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo, caso necessite de acompanhante ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico. Nesses casos, é necessário apresentar documentos médicos comprobatórios, e a empresa solicitará o preenchimento de um formulário padrão chamado Formulário de Informações Médicas (MEDIF) fornecido pela empresa aérea;

Nas 48 horas antes do horário previsto de partida do voo para os outros tipos de assistência, como assento especial, por exemplo.

Nas 48 horas antes do horário previsto de partida do voo para os outros tipos de assistência, como assento especial, por exemplo.

A empresa terá de responder à solicitação em até 48h.

A empresa terá de responder à solicitação em até 48h.

A ausência das informações sobre a necessidade de assistência especial dentro dos prazos especificados não deve inviabilizar o transporte do PNAE se o passageiro concordar em ser transportado com as assistências que estiverem disponíveis.

A ausência das informações sobre a necessidade de assistência especial dentro dos prazos especificados não deve inviabilizar o transporte do PNAE se o passageiro concordar em ser transportado com as assistências que estiverem disponíveis.

Acessibilidade nos aeroportos

Para obter mais informações sobre os meios a serem empregados em cada aeroporto para o embarque e desembarque do PNAE, consultar o aeroporto desejado.

Entenda a estrutura de cada aeroporto

O Aeroporto de Bagé dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Bagé dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

 

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Curitiba dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Pontes de embarque

Pontes de embarque

Ambulift

Ambulift

Equipamentos de oxigênio

Equipamentos de oxigênio

Macas

Macas

Ônibus

Ônibus

Rampa *

Rampa *

Stair Track *

Stair Track

* Equipamento disponibilizado pelo Operador Aéreo

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Curitiba dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Foz do Iguaçu dispõe de:

Ambulift

Ambulift

Cadeira de rodas

Cadeira de rodas

Equipamento de oxigênio

Equipamento de oxigênio

Macas

Macas

Stair Track

Stair Track

Ônibus

Ônibus

Pontes de embarque

Pontes de embarque

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Foz do Iguaçu dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Goiania dispõe de:

Cadeira de rodas

Cadeira de rodas

Equipamento de oxigênio

Equipamento de oxigênio

Macas

Macas

Pontes de embarque

Pontes de embarque

Ônibus

Ônibus

Micro-ônibus

Micro-ônibus

Stair Track*

Stair Track*

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Goiânia dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Imperatriz possui:

Cadeira de rodas

Cadeira de rodas

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Imperatriz dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Joinville dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Macas

Macas

Equipamento Mamuth – similar a ponte de embarque

Equipamento Mamuth – similar a ponte de embarque

Equipamentos de oxigênio*

Equipamentos de oxigênio*

*Equipamento disponibilizado pelo Operador Aéreo

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Joinville dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Londrina dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Equipamentos de oxigênio

Equipamento de oxigênio

Macas

Macas

Micro-ônibus

Micro-ônibus

Equipamento Mamuth

Equipamento Mamuth

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Londrina dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Navegantes dispõe de:

Ambulift

Ambulift

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Equipamento de oxigênio

Equipamento de oxigênio

Macas

Macas

Stair Track

Stair Track

Micro-ônibus

Micro-ônibus

Representante de Acessibilidade local

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Navegantes dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Palmas dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Equipamento de oxigênio

Equipamento de oxigênio

Macas

Macas

Micro-ônibus

Micro-ônibus

Equipamento Mamuth

Equipamento Mamuth

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Palmas dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

Acesse mais informações no guia para viajar

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Pampulha dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Pelotas dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Equipamentos de oxigênio

Equipamentos de oxigênio

Macas

Macas

Rampa*

Rampa*

Stair Track*

Stair Track*

*Equipamento disponibilizado pelo Operador Aéreo

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Pelotas dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Petrolina dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Petrolina dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de São Luís dispõe de:

Equipamento ambulift

Equipamento ambulift

Macas

Macas

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Ônibus

Ônibus

Pontes de embarque

Pontes de embarque

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto Internacional de São Luís dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Teresina dispõe de:

Rampa

Rampa

Equipamento ambulift

Equipamento ambulift

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Teresina dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.

O Aeroporto de Uruguaiana dispõe de:

Cadeiras de rodas

Cadeiras de rodas

Rampas

Rampas

Stair Track*

Stair Track*

* Equipamento disponibilizado pelo Operador Aéreo

Representante de Acessibilidade local

 

Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Uruguaiana dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.

Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.

 

Aeroporto mais acessível: sua opinião é importante!

 

Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.