passageiros transportados anualmente
- Valor
- 500
- Unidade
- mil passageiros
- Descrição
- transportados anualmente
O Aeroporto de Petrolina é um dos mais importantes eixos de conexão do Nordeste, estrategicamente localizado para facilitar o acesso tanto às capitais nordestinas quanto ao interior do sertão.
Com fluxo anual crescente de passageiros e capacidade para receber grandes aeronaves, suas operações não só atendem ao turismo e lazer como fortalecem os negócios locais, incluindo a produção agrícola e a logística, fazendo dele um centro de integração entre o comércio local e o mercado internacional.
A presença deste aeroporto garante a Petrolina posição de destaque no mapa do transporte aéreo brasileiro.
Vários aeroportos foram construídos para dar apoio ao Correio Aéreo Militar, em especial entre as cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza no ano de 1932. Petrolina se antecipou oferecendo o local para a construção de um campo de pouso e a prefeitura deu início às obras.
No dia 16 de fevereiro de 1933, foi inaugurado oficialmente o aeroporto com a aterrissagem do primeiro avião do correio Aéreo Militar, um Waco, pilotado pelo Tenente Nelson Lavanery Wanderley.
Em 28 de março de 1941, iniciou-se a operação do trecho Rio de Janeiro – Bom Jesus da Lapa – Petrolina – Recife, realizada com uma aeronave Beechcraft 18, pela empresa Navegação Aérea Brasileira – NAB.
O Ministério da Aeronáutica assumiu, em 1958, a responsabilidade dos encargos de manutenção e conservação e o aeroporto continuava cumprindo a sua finalidade, até que a urbanização dinâmica e desordenada foi crescendo ao redor. Tornou-se imperativo, sob o ponto de vista operacional e de segurança, mudar o local do aeroporto.
O evidente potencial socioeconômico da região motivava a construção de um aeroporto de grande porte. Em 1974 iniciaram-se as negociações para a liberação de uma excelente área para abrigar o novo local. Um projeto foi elaborado pelo II COMAR (Comando Aéreo Regional) e pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).
Pistas e pátio de manobras ficaram prontos em 1978 e, no ano seguinte, o aeroporto estava apto a ser inaugurado. A inauguração estava programada para a ocasião da visita do então presidente da República João Batista de Figueiredo.
Tudo estava organizado para a visita do então presidente João Batista de Figueiredo, que estaria na região para inaugurar a Eclusa do Lago de Sobradinho, no dia 27 de junho de 1980, e o novo aeroporto. Apesar da comitiva presidencial ter feito o primeiro pouso oficial recebendo as instruções de proteção de voo ainda das instalações do aeroporto velho, a sua inauguração não aconteceu nessa data e o aeroporto permaneceu inativo por mais um ano.
Em outubro de 1981, a Infraero recebeu a incumbência de tornar o aeroporto operacional e assumiu a sua administração. Havia dois anos que o aeroporto estava concluído, mas o sistema de comunicações e de proteção ao voo ainda não tinha sido instalado. No dia 28 de outubro, em solenidade presidida pelo então presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira, foi oficialmente inaugurado o novo aeroporto de Petrolina.
O aeroporto que havia sido construído para operação dos modernos aviões de transporte, recebeu até 21 de junho de 1984 apenas pequenas aeronaves particulares e os Bandeirantes da Companhia de Aviação Regional (Nordeste). Nessa data, um Boeing 737 da Varig, trazendo uma comitiva de altos representantes oficiais, inaugurou a nova fase de linhas comerciais com modelos de grande porte, ligando Petrolina a Recife, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
O Terminal de Logística de Carga de Petrolina foi inaugurado em 1995.
A partir de 17 de fevereiro de 2000, o Aeroporto de Petrolina foi habilitado para pousos e decolagens de aeronaves destinadas ao transporte de cargas internacionais e, em 3 de julho, o então vice-presidente da República, Marco Maciel, alfandegou o aeroporto em caráter extraordinário, por 6 meses, ou seja, atribuiu a ele qualidade de alfândega.
Em 1º de julho de 2002, o aeroporto foi alfandegado a título permanente e passou a se chamar Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho em homenagem a um político brasileiro que foi Secretário da Fazenda, Deputado Estadual e Federal, Governador e Senador de Pernambuco.
A partir de 1º de novembro de 2010 o Aeroporto de Petrolina - Senador Nilo Coelho passou a operar 24 horas.
No ano de 2013 houve uma requalificação do terminal de passageiros com ampliações das salas de embarque e desembarque – passando de 307 m² para 788 m² na sala de embarque e de 235 m² para 777 m² na sala de desembarque – e da área de pátio de manobras. Com essa ampliação, a capacidade de atendimento ampliou para um milhão de passageiros ao ano.
Fonte: Infraero
Após a 6ª rodada de Concessões Aeroportuárias, a CCR foi a vencedora dos blocos Sul e Central, arrematando o Aeroporto Internacional de Petrolina.
Início da operação da CCR Aeroportos.
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