Turismo

Cultura e muita história: conheça Joinville, a Cidade da Dança

Sobre a cidade

Vale das Hortências

Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, é cheia de história, cultura e natureza. Com parques bem cuidados, jardins floridos e ciclovias, tem atrações imperdíveis como o Zoobotânico, o Parque Morro do Finder e o Mirante da Serra Dona Francisca.

Além disso, se destaca como um importante polo cultural: além de reunir museus que valorizam a  história e a arte local, é sede do Festival de Dança de Joinville, o maior evento do gênero no mundo e que levou a cidade a ser reconhecida oficialmente como a "Capital Oficial da Dança".

Pontos turísticos

Parques, museus de arte e arqueologia, mirante: conheça as atrações de Joinville

Parque Municipal do Morro do Finder

9 km do aeroporto

 

O Parque Municipal Morro do Finder é uma área de conservação ambiental com grande biodiversidade e atividades de ecoturismo. Coberto por vegetação, oferece uma variedade de trilhas para caminhadas em diferentes níveis de dificuldade.

Entre as mais populares está a Trilha do Mirante, que leva a um ponto de observação de onde se pode ter uma visão privilegiada da cidade. O parque possui ainda áreas para piqueniques e lazer com infraestrutura e conforto.

Parque Zoobotânico de Joinville

10 Km do aeroporto

 

O Parque Zoobotânico de Joinville combina zoológico e jardim botânico em um mesmo lugar. Lá existem cerca de 200 animais de 70 espécies, incluindo mamíferos, aves e répteis, muitos nativos da Mata Atlântica. Os espaços foram criados para simular habitats naturais, proporcionando ambiente adequado para a observação e estudo do comportamento animal.

Com variedade de vegetais e plantas nativas e exóticas, o Zoobotânico oferece trilhas ecológicas, áreas para piqueniques e playgrounds, além de programas educativos que promovem a conscientização ambiental. É uma atração muito procurada por famílias e escolas, especialmente por garantir uma experiência enriquecedora em contato direto com a natureza.

Museu de Arte de Joinville

11 Km do aeroporto

 

O Museu de Arte de Joinville (MAJ), inaugurado em 1976, fica em um casarão histórico no bairro América, que por si só já é uma atração. Com arquitetura charmosa, conta com espaços internos e externos para apreciar obras de arte.

O acervo do MAJ inclui mais de mil obras entre pinturas, esculturas, fotografias e gravuras e as exposições são rotativas. O museu também organiza mostras temporárias, palestras, oficinas e eventos culturais.

Museu Nacional de Imigração e Colonização - MNIC

12 Km do aeroporto

 

O Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) é um ponto turístico com importância histórica e cultural. Localizado em um casarão antigo no centro da cidade, proporciona uma verdadeira viagem ao passado, destacando a história da imigração e da colonização local.

O acervo é composto por objetos, documentos, fotografias e mobiliário que retratam a vida dos imigrantes europeus que chegaram à região no século XIX. As exposições permanentes mostram o cotidiano dos colonos, suas tradições, costumes e a influência na formação cultural de Joinville.

Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville

12 Km do aeroporto

 

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville é dedicado à preservação de vestígios arqueológicos dos povos sambaquianos que habitaram a região há milhares de anos. O acervo inclui uma coleção de artefatos, como ferramentas de pedra, conchas, ossos e cerâmicas que revelam sobre os costumes e as habilidades técnicas dos primeiros habitantes da região.

O museu conta ainda com exposições permanentes e temporárias em torno do tema, que contextualizam a história e a cultura dos sambaquianos, demonstrando seu modo de vida e de que forma interagiam com o ambiente.

Mirante da Serra Dona Francisca

33 Km do aeroporto

 

O Mirante da Serra Dona Francisca é parada obrigatória para quem gosta de apreciar cenários. Localizado na Rodovia SC-418, a 750m de altitude, oferece uma visão ampla e panorâmica das montanhas cobertas pela mata, que se estende até Joinville e a Baía da Babitonga em dias claros.

O local, que costuma receber muitos motociclistas e ciclistas, conta com infraestrutura básica, estacionamento e quiosques.