passageiros transportados anualmente
- Valor
- 72
- Unidade
- mil passageiros
- Descrição
- transportados anualmente
O Aeroporto de Pelotas serve como um importante ponto de conexão para destinos nacionais.
Essencial para o desenvolvimento da região, desempenha também papel crucial no suporte ao turismo e aos negócios, funcionando como porta de entrada para celebrações tradicionais, como as charqueadas e as festividades do Doce de Pelotas, que geram movimento de turistas e investidores.
Em 1º de maio de 1928 a cidade foi incluída na rota de voo que entrava no Brasil por Natal (RN), passando pelo Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (SC) e Pelotas, de onde seguiria para Buenos Aires, na Argentina, sua última escala. O voo épico foi pilotado pelo célebre escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do famoso livro “O Pequeno Príncipe”.
A história da aviação em Pelotas remonta aos primórdios da aviação mundial quando uma ligação aérea entre a Europa e a América do Sul foi implantada, por meio da Aeropostale, o correio aéreo francês. A Varig, em 8 de maio de 1929, realizou seu voo pioneiro fazendo a linha Porto Alegre-Pelotas-Rio Grande.
Em 1935 foi construída uma pequena estação de passageiros, em madeira de lei, intitulada Aeroporto Internacional de Pelotas, pelo Departamento de Aviação Civil – DAC.
A aviação agrícola no Brasil teve início no Rio Grande do Sul, na região de Pelotas, devido a uma praga de insetos.
A partir de outubro de 1980, o Aeroporto Internacional de Pelotas passou à jurisdição da Infraero.
A Estação de Apoio Antártico – ESANTAR – foi criada em 1982, possibilitando que as atividades do Programa Antártico Brasileiro, por intermédio da Missão PROANTAR, tivessem início em 1983 graças ao convênio firmado entre a Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).
No final dos anos 1990, o aeroporto passou por uma reforma importante. Em 1998, já se encontrava ampliado, totalmente modernizado e com a área de terminal de passageiros duplicada.
Em 2001, o então governador do estado do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, referendou a internacionalização do aeroporto, sendo o primeiro voo internacional realizado pela aeronave CXBKM, de propriedade do Frigorífico Miramar.
Várias melhorias foram realizadas desde 2013, como o início do funcionamento 24 horas, reforma e recuperação da pista e pátio e instalação do indicador de trajetória de aproximação de precisão - sistema auxiliar para as operações de pouso e decolagem com baixa visibilidade (sistema PAPI).
Na tarde do dia 5 de maio de 2014, chegou ao aeroporto o grupo de pilotos da linha francesa Latécoère Aéropostale, que refez de forma simbólica, a partir de Montevidéu no Uruguai, o roteiro do Raid Latécoère, percorrido pela empresa de aviação de correios depois da primeira guerra mundial. Após passar por Pelotas, primeira cidade do roteiro, as aeronaves seguiram para Florianópolis (SC), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ilhéus (BA), Recife (PE) e Natal (RN), última cidade do trajeto.
A partir de abril de 2015, o nome oficial do aeródromo passou a ser Aeroporto Internacional de Pelotas – João Simões Lopes Neto, em homenagem ao cronista pelotense, autor dos livros “Cancioneiro Guasca”, “Contos Gauchescos”, “Lendas do Sul” e “Casos do Romualdo”.
Fonte: Infraero
Realizada a 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias pelo Governo Federal, na qual o Grupo a CCR arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo o Aeroporto Internacional de Pelotas.
Início da operação da CCR Aeroportos.
*Equipamento disponibilizado pelo Operador Aéreo
Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Pelotas dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.
Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.
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