Passageiros por ano
- Valor
- 730
- Unidade
- mil
- Descrição
- passageiros transportados anualmente
Originalmente constituído como um hub para atender ao transporte de café, o Aeroporto de Londrina se mantém hoje como conexão essencial ao norte do Paraná, além de oferecer voos diretos para importantes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Com notoriedade histórica, serve como um ponto fundamental para a aviação geral e operações logísticas essenciais como o transporte de órgãos, reforçando sua contribuição para a saúde pública e forças de segurança. Com cerca de 800 voos mensais, o terminal é um centro pulsante de atividade, por onde costumam circular empresários, turistas e moradores da região.
A história do Aeroporto de Londrina - Governador José Richa, se inicia em 1949 quando foi erguida uma casa de madeira no local onde hoje é o atual aeroporto, na zona leste da cidade.
Em 8 de abril de 1956, foi inaugurada a estação de passageiros do aeroporto pelo então prefeito Antônio Fernandes Sobrinho. O Aeroporto de Londrina - Governador José Richa foi o terceiro campo mais movimentado do país durante vários anos. Entre o final da década de 50 e o início da década de 60, a região norte do Paraná se desenvolvia aceleradamente devido ao avanço do café no interior do país.
Em 1958, o aeródromo alcançou a terceira posição, superado apenas por Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio. De acordo com registros, em julho de 1959 o movimento médio diário teve o seu pico, superando 125 operações entre pousos e decolagens da aviação regular, particular e táxis aéreos.
O intenso movimento se manteve até 1962 e em 1963, já abalada pelos efeitos da crise do café, a atividade na região caiu, passando o aeroporto para a 11ª posição entre os aeroportos nacionais. Em 1962, foi registrado um total superior a 49 mil operações entre pousos e decolagens e um movimento de 250 mil passageiros.
Em 1980 a administração do aeródromo passou para a Infraero e inúmeras mudanças foram feitas nas dependências do aeroporto, com destaque para o recapeamento asfáltico e fresamento da pista de pouso.
A grande reforma do Terminal de Passageiros teve início em 2000 e foi finalizada em 2002. O atual terminal tem cerca de 7000 m², 5200 m² a mais que o antigo. O restaurante também foi ampliado e um auditório com 147 m², com capacidade de 120 pessoas, foi construído. Além disso, foi implantada uma torre de controle, com 29,71 metros de altura, equivalente a um prédio de 9 andares.
No ano de 2008, o então Presidente José de Alencar sancionou a lei n°11.766/08 no dia 5 de agosto de 2008 mudando o nome do aeroporto para Aeroporto de Londrina - Governador José Richa. O Terminal de Cargas Internacional foi inaugurado em 5 de dezembro de 2008. O presidente da Infraero na época, Sérgio Gaudenzi, fez a entrega do investimento à cidade. O TECA tem como principal objetivo agilizar a importação e a exportação de mercadorias na região.
Em 2012, a Infraero realizou obras de recapeamento e implantação de grooving da pista de pouso e decolagem. As intervenções aumentaram a durabilidade, a capacidade de escoamento e a aderência da pista, tornando as operações de pouso e decolagem no aeroporto ainda mais seguras.
Já em 2015, o Aeroporto de Londrina instalou três conectores climatizados projetados para fazer a interligação entre salas de embarque e desembarque e as aeronaves. Os equipamentos fazem parte do sistema ELO, que permite aos passageiros mais acessibilidade e conforto na hora de entrar e sair dos aviões. O sistema, produzido totalmente em terras brasileiras, se diferencia da estrutura suspensa tradicional das pontes de embarque – chamadas de fingers – por estabelecer uma ligação com o avião a partir de uma passarela em solo, que ainda apresenta duas opções para chegar à porta da aeronave: por escada ou por elevador, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. O terminal de Londrina foi o quarto aeroporto da Infraero a receber o sistema.
Em 2017 foi realizada a ampliação da área de embarque de 400 m² para 1,2 mil m². O espaço conta com quatro portões de embarque, novos e mais espaçosos canais de inspeção, além de espaços para estabelecimentos comerciais com cerca de 400 assentos. Também foram instalados novos banheiros na área de embarque e no saguão, com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e fraldário.
O Aeroporto de Londrina recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 10/11/2020, que reconhece a capacidade operacional do terminal e seu funcionamento de acordo com parâmetros de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.
Fonte: Infraero
Realizada a 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias pelo Governo Federal, na qual o Grupo a CCR arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo Aeroporto de Londrina.
Início da operação da CCR Aeroportos.
Em atendimento a Resolução nº 280 da ANAC o Aeroporto de Londrina dispõe de um representante de acessibilidade para solução de eventuais ocorrências relacionadas ao atendimento ao PNAE e deve estar disponível para contato de forma presencial ou por outros meios que permitam o atendimento imediato.
Para receber o contato do nosso representante, basta ligar na nossa Central 0800-727-4720 que iremos acioná-lo para você.
Junte-se a nós em nossa busca por proporcionar mais autonomia e tornar nossas viagens mais inclusivas e sem barreiras, onde a acessibilidade é uma prioridade. Diga-nos como podemos melhorar a acessibilidade em nosso aeroporto.
Acesse nossos relatórios e fique por dentro de todos os números sobre negócios e investimentos no aeroporto.